#31 - terminei meu livro na semana passada
sobre meus próximos projetos, processo criativo e tempo de escrita
Mais uma vez, o “FIM.” em letras garrafais no final do documento
Como já comentei em outras edições; no começo desse ano, comecei a escrever um livro novo.
E, nos últimos três meses, trabalhei muito nele. Me esforcei; fiquei imerso naquela história tão importante. Porque, realmente, eu me apeguei nos personagens. Mais especificamente, no protagonista; que é parecido comigo em vários aspectos. Além do universo, do enredo e outros detalhes que, nós, escritores, sempre pensamos e repensamos e nos importamos em deixá-los cada vez melhores.
E aí, no sábado (dia 10/05) terminei a V1 do livro.
Imediatamente, um misto de alívio e saudade. Apesar da certeza de que ainda terei contato com essa história, aquela melancolia me invadiu com tudo ao longo dessa semana. Porque…bom, eu mudei com aquela história; aquele protagonista, aquele universo. E eu mudei eles, também.
Não vou negar, semanas de final de projeto sempre são corridas; intensas, sem parar nem por um minuto; madrugadas afora. E olha que o término do rascunho é mais de boa, espera só chegar na versão final kkkk
Mas, voltando…
Semana passada foi intensa. Eu escrevi em todos os dias; coisa que raramente faço. Foram, no total, 9 capítulos. Acho que na quinta-feira passada, escrevi 5 mil palavras em uma noite. Pois é; insano (não recomendo; isso não é muito saudável).
Como esperado; após muitas noites mal dormidas, foco, muito café e uma energia tirada de sei lá da onde, terminei o primeiro rascunho do livro.
E não, não ficou perfeito. Não ficou ideal. Porque é um rascunho; a primeira versão da história.
Se você que está lendo esse texto, tá começando a escrever agora; escuta isso: não fica se cobrando - olha quem fala - nessa parte do processo, sabe? Não fica achando que essa primeira versão vai ficar boa, perfeita, que vai ser exatamente o resultado que será publicado mais adiante. Porque; já adianto, não vai. Você provavelmente vai mudar muita coisa; notar erros que nunca imaginava ter cometido, vai mudar a personalidade dos personagens depois de passar muito tempo quebrando a cabeça; mas, depois disso, a história vai ficar melhor. Falando por experiência própria; uma boa edição e planejamento, junto de um olhar profissional…pode melhorar 1000x o potencial da sua história.
OBS: Quando tô falando de planejamento; me refiro à você observar seus erros e CORRIGÍ-LOS!!! Sobre você saber pra onde a história vai, o que já aconteceu…prestar atenção nos detalhes, principalmente nas versões posteriores da obra. E, não vou negar, isso exige ao menos um pouco de planejamento da sua parte.
Sei que esse processo de pensar na história como um todo é chato pra alguns escritores; aliás, nem todo mundo planeja - oi, escritores jardineiros - daquela forma convencional e mais divulgada; mas você precisa, ao menos, saber pra onde o livro vai. Isso é o mais importante.
Falando em olhar profissional e segundas versões…
No início dessa semana, comecei a editar meu vem aí; o livro que vou publicar esse ano (hehehehehe).
E, considerando os nove capítulos em sete dias, não fiz quase nada. Meu saldo foi, sei lá, dois capítulos. Porque, depois de três meses sem mexer no livro, o processo de se reconectar com o enredo, os personagens e o universo como um todo não é tão rápido assim; e tá tudo bem!!!
Escrever um livro leva tempo. Editar leva tempo. São muitos detalhes a considerar; e é muito tranquilizador pensar que tenho três meses pra fazer isso; que não preciso ter tanta pressa agora.
O livro passou três meses na leitura crítica - os apontamentos vão ajudar muito!!! -; tá pronto para ser melhorado; e eu vou fazer isso. O importante é não se deixar empacar na história; vamos dizer assim. Porque, no começo, a gente fica meio estagnado; meio enferrujado, isso é normal. Mas, com o tempo…a gente vai se acostumando de novo :)
Além dessa questão, essa semana também tive algumas coisas pessoais pra resolver; coisa que, inevitavelmente, me fez escrever menos. Então, reforçando uma coisa: às vezes, a gente vai precisar escolher o que priorizar. E nem sempre vai ser a escrita - pois é, essa rotina do escritor perfeito que acorda às cinco da manhâ e escreve até o sol se pôr é uma mentira - então…não se cobre tanto assim, ao menos, não nesses momentos que são naturalmente lentos (autocrítica).
E não vai achando que a edição do livro vai ser rápida; porque como eu disse antes, o processo todo é lento. E, na minha opinião, precisa ser. A ideia daquela história precisa amadurecer na sua cabeça, e isso acontece por entre todas essas versões do livro, esse planejamento - nem que seja algo simples e sem tantos detalhes.
Pra vocês terem uma noção, o primeiro rascunho do livro que comecei a editar essa semana - no qual chamo de V0; apenas um esboço muito superficial do que aquela história se tornaria - foi escrito em maio de 2023. Dois anos atrás. E eu ainda tô aperfeiçoando, planejando, lapidando esse enredo.
Então, o negócio é ter paciência e fazer tudo no seu tempo - e tentem se manter saudáveis, faz toda a diferença.
Porque, se aquela história é importante pra você, você vai conseguir terminar. Vai passar muita raiva, vai querer desistir em alguns momentos, passar muito tempo quebrando a cabeça pra consertar os furos de enredo, mas você vai terminar.
E, no final, aquela ideia solta e desconexa; aquela primeira versão; vai se tornar um livro bom. O seu livro.
Mesmo que, talvez, não fique exatamente do jeito que você ou que eu esperava, vamo confiar no resultado ;) Vai dar certo.
CONSIDERAÇÕES:
Se você chegou até aqui, muito obrigado!! Escrever essa edição foi bem divertido; é sempre bom lembrar da parte boa desse trabalho que é escrever um livro. E é muito bom pensar que, em algum lugar, alguém deve estar precisando ler isso e pode se identificar com as palavras escritas acima :)
Enfim; espero que tenham gostado, e até a próxima edição :))