#36 - o equilíbrio das ideias
sobre a criação de conteúdo para vários meios e públicos e como isso afeta a nossa criatividade
Pra contextualizar…
Alguns meses atrás, criei um canal no Youtube. Uma tentativa de voltar a criar conteúdo e divulgar meu trabalho de uma forma mais fácil e mais frequente - digamos que eu já tava cansado do formato dos vídeos com menos de três minutos que dominam outras redes sociais.
E aí você me pergunta: “Você não tem a newsletter?”. Claro; a por entre palavras não deixa de ser uma maneira - muito legal, aliás - de criar conteúdo e falar (ou escrever) sobre determinados assuntos com muito mais profundidade, mas minha intenção com esse espaço nunca foi torná-lo uma extensão do que publico em outras redes; muito pelo contrário.
Mesmo que a por entre palavras tenha uma certa relação com meu trabalho, sempre a vi como um projeto à parte - isso desde o começo. Então, uns dois ou três meses atrás, vi a necessidade de mudar um pouco o formato das coisas. Foi aí que surgiu o meu canal ;)
Ele tem três vídeos até agora: dois vlogs e um vídeo onde falo sobre as versões que um livro pode/precisa ter (publiquei segunda, inclusive kkkk)
Agora que tô de férias, tô com mais tempo pra planejar, gavar, editar e publicar os vídeos; mas ao contrário do que eu esperava, isso não tá acontecendo com a por entre palavras.
A dificuldade de encontrar ideias novas e interessantes
Já comentei algumas vezes por aqui que tenho uma lista de ideias para as edições; que abrange desde reflexões sobre filmes e livros que gostei até crônicas e relatos. Em dias ideais, basta eu abrir o arquivo que já encontro uma ideia incrível; que se encaixa perfeitamente na edição da semana, e passar a semana toda trabalhando minuciosamente para que a edição fique o melhor possível; ou então, melhor ainda: apenas presencio ou passo por alguma situação que me rende o texto de sexta-feira.
O problema é que os momentos em que abro e releio a lista várias e várias vezes com a inútil esperança de que uma ideia nova muito interessante vai surgir em um piscar de olhos se tornaram mais frequentes do que eu gostaria de admitir (e não, nenhuma ideia nova e super interessante surgiu nesse meio tempo).
Tenho que admitir, não tô muito acostumado a criar conteúdo para vários lugares ao mesmo tempo; em diferentes formatos. Na maioria das vezes, crio conteúdo em um lugar só (ou o Instagram, ou o Substack…) e deixo o resto de lado; mas com o tempo, ficar alternando de plataforma em plataforma se torna insustentável e, de um jeito ou de outro, é preciso dificultar as coisas (ou seja, focar em dois locais simultaneamente) ou desistir de algum tipo de conteúdo em prol de outro.
Desistir dessa newsletter ou do meu canal era impensável; então, nesses últimos dias, tô tentando pensar em formas de equilibrar essas duas mídias - e não é tão fácil quanto eu pensava; afinal, são públicos diferentes, mídias diferentes e periodicidades diferentes. A parte boa é que já me acostumei com a frequência e com a dinâmica dessa newsletter; então a única coisa realmente nova com que preciso me familiarizar é o canal.
Mas, como dito no título, ter ideias boas e interessantes para as duas coisas se revelou uma tarefa árdua. Tudo bem, no Youtube posso fazer vlogs (estou gravando um para o próximo vídeo, aliás) e ir decidindo a frequência dos vídeos aos poucos, mas aqui é diferente.
Vocês já devem ter percebido que as edições da por entre palavras estão praticamente na “semana sim, semana não” em vez de toda a sexta-feira; e eu quero mudar isso. Porque, desde o começo, me comprometi a publicar os textos semanalmente e acho que esse tempo é o ideial para se construir um conteúdo novo. Não publicar uma edição ou outra até tudo bem; imprevistos acontecem e às vezes - muitas vezes - o tempo não está a nosso favor, mas não quero que isso se torne recorrente - principalmente agora que tenho mais tempo pra focar na criação de conteúdo.
As ideias surgem de repente
É importante ressaltar que a criatividade raramente vem nos momentos esperados. Ou seja, eu até tenho uma lista de ideias para a por entre palavras, mas não é como se eu soubesse exatamente como desenvolver todas elas ou se elas são realmente boas e dignas de se tornar um texto completo. E na grande maioria das vezes, já é quinta-feira à tarde e eu ainda não tenho uma conclusão para o texto do dia seguinte; exatamente no momento em que eu preciso de uma conclusão.
Nos momentos em que mais esperamos a criatividade e inspiração surgirem; como uma lâmpada brilhante de repente aparecendo acima de nossas cabeças, elas nunca aparecem. Por outro lado, ter uma ideia nova enquanto estou lavando louça ou tomando banho ou prestes a dormir - e sair correndo pra anotar - é algo que já tô até acostumado.
Mesmo assim, conciliar o conteúdo em duas mídias diferentes ainda é complicado. Tem muitos temas que me sinto confortável em abordar por aqui; ás vezes coisas pessoais como na edição passada ou nessa daqui ; mas que eu nunca falaria no canal. Acho que isso é mais uma questão de familiaridade com o Substack e com a comunidade que criei - e ainda estou criando - por aqui, coisa que ainda nao tenho no Youtube, mas não deixa de ser algo a se pensar.
Ás vezes tenho a sensação de que minha "fonte de ideias" esgotou , mesmo sabendo que isso é impossível - ou quase. A criatividade corre por minhas veias e faz parte de mim desde muito antes da criação dessa newsletter, da publicação do meu livro ou do conceito de “criação de conteúdo” surgir na minha vida; não são alguns vídeos ou textos que vão acabar com a beleza desse processo e com essa habilidade que busco aperfeiçoar cada dia mais.
De qualquer forma…
Tô precisando de soluções
É isso aí. Tô mesmo precisando e aceitando conselhos, dicas, o que for; para lidar com a criação de conteudo e com o equilíbrio entre essas duas mídias de forma saudável; sem desistir de nenhuma delas. Então, se você cria conteúdo para mais de uma rede social; seja uma newsletter, um perfil no Instagram ou um canal no Youtube; como você faz isso?
Talvez seja mais fácil do que imagino, mas fiquem à vontade para comentar kkkkk
CONSIDERAÇÕES
Muito obrigado por ler até aqui, espero que tenha curtido essa edição ;)
E daqui algumas semanas a por entre palavras faz um ano de existência!!! Não sei se vou conseguir fazer algo muito grande por aqui; provavelmente não porque o meu livro demanda muito do meu tempo e tenho que terminar ainda esse mês, mas vamos ver até lá!!
Até a próxima edição!